Como parte da Campanha do Agasalho, realizada todos os anos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a BRMalls, o projeto “A Loja Vazia” aconteceu no shopping Villa Lobos em abril e arrecadou 3.2 toneladas de roupas.
O projeto “A Loja Vazia”, criada pela agência Loducca e executada pela Bem+, resultou na arrecadação de mais de 30 mil peças em quatro edições. A iniciativa consiste na montagem de uma loja de vidro com prateleiras e araras vazias, onde o público deposita roupas, sapatos e acessórios em perfeito estado de conservação para serem destinados a instituições filantrópicas.
O objetivo é estimular a sociedade a exercitar a solidariedade por meio da inversão do consumo. Ao invés de entrar no centro de compras com sacolas vazias, os clientes chegam ao shopping carregando bolsas cheias de donativos. Além disso, a campanha permite que as roupas doadas, boa parte esquecida no guarda-roupa, ganhem um novo brilho ao serem expostas nas vitrines da loja.
Como forma de incentivar a doação de peças em bom estado, manequins foram decorados com looks feitos por estilistas com as peças doadas.
Ao final do dia, as roupas arrecadadas eram retiradas e a loja ficava vazia novamente para o dia seguinte.