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01/06/2020

Promoções em Redes Sociais 



Conforme o mesmo levantamento, postagens ligadas a promoções no Insta já chegaram a obter 64 vezes mais comentários e 3,5 vezes mais curtidas se comparadas à concorrentes que apenas publicaram posts comuns. E ainda, 90% das publicações que conseguiram mais de 1000 comentários no Instagram são posts de promoções.


É fácil de perceber que impulsionar o número de seguidores e gerar engajamento ouleads estão entre as principais vantagens de uma promoção nas redes sociais.


Muitas ferramentas estão disponíveis e há serviços de estratégias diferenciadas que podem ser criados para atingir vários objetivos diferentes.

Na opinião da equipe de planejamento da BEM+, as mais conhecidas ferramentas que estão à nossa disposição são:
- SorteioGram - Em poucos passos, o aplicativo escolhe o ganhador entre todos os que comentaram no post assinalado.
- Tradable Bits - Faz sorteios no Instagram de maneira eficiente e possui planos simples.
- Wishpond - Perrmite realizar sorteios no Facebook, no Pinterest e em sites.
- Sorteador – talvez a mais intuitiva das ferramentas: faz sorteios com base nos comentários de um post específico.

Planejar uma boa estratégia promocional, estabelecer uma boa mecânica com regras e regulamento claros, adequar o conteúdo certo à rede certa e trabalhar de acordo com a legislação, pode trazer uma excelente exposição para marcas e produtos junto ao target.


É importante ressaltar que quando a mecânica promocional adotada envolve o fator “sorte”, independentemente do meio, será necessário obter-se autorização dos órgãos competentes.


Desde 2018, de acordo com a Lei 13.756/18 a atividade de Promoções Comerciais e Sorteios Filantrópicos, que era operacionalizada pela CAIXA por meio da REPCO – Representação de Promoções Comerciais, passou a ser executada pela Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP do Ministério da Economia.

A pergunta que fica é: neste momento de pandemia e distanciamento social, é possível implementar uma promoção autorizada?

Sim. É possível planejar e implementar rapidamente uma promoção comercial usando redes sociais e obter autorização para tal, pois a SECAP está operando. Embora em ritmo um pouco mais lento, a equipe da SECAP ainda assim está mostrando a eficiência e seriedade de sempre nas análises, questionamentos e autorizações que em média são expedidas entre 7 a 15 dias da data de solicitação.

O importante é que o processo de pedido de autorização esteja bem montado e que a empresa e eventuais anuentes cumpram com os quesitos da legislação.

A única ressalva que fazemos neste momento é para mecânicas que batam de frente com as orientações de distanciamento ou isolamento recomendadas pelas autoridades. No mais, a criatividade ditará o sucesso da sua ação e estamos aqui para ajuda-los.

Faça promoção, mas não coloque a sua marca em risco por falta de transparência ou irregularidades perante a legislação promocional.

Fale conosco!