Acompanhe em nosso Blog algumas notícias relevantes e acontecimentos da área de Marketing.
O PLANEJAMENTO DE CHAT NOS EVENTOS HÍBRIDOS
Quando uma das marcas mais modernas em tecnologia de eventos realiza seu grande evento, você espera grandes coisas, não é mesmo?
Uma das maiores plataformas do mundo abordou o tópico oportuno de eventos híbridos de frente, por meio de conteúdo útil fornecido por profissionais muito experientes.
O evento digital foi bem promovido, apesar do curto prazo de entrega, com materiais de marketing atraentes, uma mensagem também atraente e uma promessa clara: Faça de 2021 seu ano de maior sucesso nos eventos digitais.
O processo de registro e login foi simples e sem interrupções. Atraiu, aproximadamente, 9.500 participantes, o que já é impressionante em qualquer medida.
No entanto, havia claramente membros do público mais interessados R03;R03;em se promover no chat do que em aprender sobre eventos digitais.
Alguns recorreram ao chat com mensagens como “Interessado em investir na bolsa? Estou feliz em entrar em contato com você no LinkedIn.”
Seria injusto culpar o organizador por spam no feed do chat.
A questão é que o tema e o evento free, provavelmente, atraiu um público menos focado e interessado em vender outras coisas. Mas voltando ao evento...
Primeiro, um DJ ajudou a começar... nem todo mundo gosta, mas não dá para agradar a todos.
Infelizmente, é aqui também que os problemas técnicos começaram.
Alguns momentos de hesitação ... um feed de vídeo que não estava totalmente pronto ... sem som ... voltaram ao DJ.
Enquanto o DJ tocava mais algumas faixas e a equipe extremamente receptiva se intrometia para administrar a situação no bate-papo, o tempo corria.
E, claro, nestes casos o chat vira o centro das atenções e o foco do evento, para o bem ou para o mal...
Foi um começo complicado, não incomum para eventos virtuais (e afinal, todos nós conhecemos a sensação).
Passados alguns minutos, o evento começou a andar com alguns anúncios de produtos em vídeos até a virada para o suposto live no palco principal.
Na verdade, o conteúdo do palco principal foi todo pré-gravado e supostamente, produzido por uma agência competente.
Visivelmente o valor da produção era alto, adequado para qualquer canal de TV. A apresentação de som foi poderosa; no entanto, uma escolha de uso de iluminação de alto contraste e visuais escuros deixou algo estranho nas telas de computadores. Na verdade, esse estilo de produção dificultava ver o rosto do apresentador e suas expressões - o que é importante ao entregar conteúdo no palco, mesmo virtual.
Apesar do alto valor de produção, o evento foi repleto de problemas técnicos: As legendas ocultas aparecendo antes do áudio e do vídeo eram um problema peculiar. A equipe de produção esclareceu no chat que houve um atraso de 15 segundos na transmissão (delay), no entanto, o serviço de legendagem ao vivo aparentemente não atrasou, descompassando tudo.
Para aumentar a frustração de muitos participantes, as legendas não podiam ser ativadas e desativadas.
O áudio também, a certa altura, também passou a ser um problema, possivelmente devido a desequilíbrios entre o conteúdo pré-gravado e diferentes níveis de áudio para a experiência nos desktops e nos aplicativos.
O público, que certamente contou com muitos profissionais de eventos experientes, foi rápido em correr para o chat e apontar a necessidade de "ensaios / testes de tecnologia para os palestrantes e todas as sessões", bem como "treinamento para não sentar na frente de janelas brilhantes etc".
Houve também alguns problemas nas sessões de breakout, com alguns começos falsos e falta de som. A equipe de produção tentou abordar o problema novamente fixando uma postagem no chat.
Apesar dos problemas técnicos, o conteúdo ressoou com a multidão e os palestrantes receberam comentários positivos como “essas dicas foram ótimas / regras do híbrido são fantásticas etc”.
Por ser um evento voltado para profissionais de eventos, há ouro nas discussões e o uso do chat não decepcionou, mas explicitou tudo de bom e tudo de ruim que acontecia.
Muitos comentários no bate-papo sobre a exibição de sessões sob demanda revelaram uma limitação atual de muitas plataformas com os chats.
A funcionalidade de chat em si também foi criticada pelas várias chamadas para encadeamento (para organizar as respostas) e falta de opção para reagir aos comentários por meio de emojis que aquela plataforma em particular, não possuía.
Com tantos participantes, é difícil imaginar uma experiência de bate-papo perfeita, mas certamente há espaço para o alerta de que esta funcionalidade precisa ser muito bem planejada para ser eficiente.
CONCLUINDO
O organizador enfrentou os problemas dos eventos digitais de frente e deve ser elogiado por fornecer um resultado impressionante, com conteúdo valioso de sua própria equipe e uma coleção palestras de especialistas confiáveis.
Infelizmente, os problemas técnicos fizeram a experiência parecer desconexa e como uma oportunidade perdida.
Com as coisas acontecendo tão rápido nos eventos digitais ao vivo, alguns desses problemas poderiam não ter sido resolvidos facilmente, mas está claro que PLANEJAMENTO DOS CHATS NOS EVENTOS DIGITAIS e MUITOS ENSAIOS geram resultados melhores por conta de uma melhor experiência geral do usuário.
PLANEJEM BEM AS OPERAÇÕES E MODERAÇÕES NOS CHATS!!!