Acompanhe em nosso Blog algumas notícias relevantes e acontecimentos da área de Marketing.
Você está preparado(a) para os Eventos on-line?
Entenda melhor quais e como são estes formatos de eventos:
- Presencial – Eventos que acontecem com 100% das pessoas presentes no local do evento. Considere pessoas os participantes, os palestrantes, expositores e todos os envolvidos na execução do evento.
- Híbrido – Eventos que acontecem parte presencialmente e parte virtualmente. Sejam com participantes a distância, seja com palestrantes a distância.
- Virtual – Eventos que acontecem 100% das pessoas participando virtualmente, via tecnologias digitais.
Apesar da adesão ao híbrido já ter sido apontada anteriormente, os profissionais de eventos e os clientes, ainda não possuem a expertise e a experiência necessárias para adotar o evento digital como a principal plataforma de comunicação das suas empresas, além de não conseguir enxergar como tirar o máximo de proveito que este novo formato permite antes, durante e pós evento. Uma vez que não existem a presença e contato físico, busca-se estabelecer um novo comportamento, que deve evoluir para o que se pode chamar de experiências imersivas, que tentam conectar o real com o virtual a partir do uso de tecnologias que já estão por aí, mas que devem se disseminar ainda mais, como a realidade aumentada e virtual, assistentes virtuais e máquinas inteligentes.
De acordo com o estudo Hype Cycle, da consultoria internacional Gartner, as experiências imersivas são uma das três grandes tendências da tecnologia. Mas muito além de integrar tecnologias diferentes e de maneira diferenciada, quem continua chamando a atenção e sendo o astro principal de um evento digital é o conteúdo. Tanto no híbrido como no virtual, o principal aspecto que move o participante online a estar e ficar ligado é a grande relevância do conteúdo que é oferecida e que também precisa ser entregue de forma diferente do evento presencial.
Estudos já apontam que o participante entra pelo conteúdo e só permanece se ficar engajado e se sentir parte do evento. Para tal, serão necessárias plataformas de engajamento, um moderador preparado e muitas outras possibilidades de interações,paraque o participante fique até o final do evento digital, que, por sua vez, tem duração menor que o presencial nas sessões. Não basta “digitalizar” seu evento, você tem que engajar seu público!
E para finalizar, asprincipais vantagens de realizar um evento digital:
- Maior alcance de público - Um evento online tem a capacidade de alcançar muito mais pessoas, em lugares diferentes e simultâneos, que um evento presencial.
- Custos reduzidos em relação ao evento físico – as variáveis são menores e portanto geram menos impacto financeiro.
- Utilização Ilimitada -o evento digital não precisa ser ao vivo. Pode ser gravado e acessado diversas vezes em formatos variados. Sua disponibilidade é muito maior.
- Possibilidades de ampliação – pode estender para redes sociais e/ou diluir os conteúdos ao longo do tempo.
- Inteligência de dados- Como toda a produção se dá em um ambiente virtual, é possível avaliar o perfil demográfico do seu público com exatidão (idade, local, renda, gênero com que se identifica etc), mas também dados inerentes à cada plataforma de streaming como engajamento, interação, comentários, etc...Indo um pouco além, é possível automatizar mensagens de acordo com os hábitos e preferências de cada pessoa – por exemplo, enviar um e-mail com conteúdos personalizados para diferentes perfis dentro de um mesmo grupo de clientes, ou criar cursos e conteúdos monetizáveis a partir desta segmentação de interesses.
Quer saber mais e fazer um evento digital de sucesso? Fale com a gente!!
Fontes: MktMediacode, GartnerConsultoria Internacional e Sympla.